EXPOSIÇÃO DE ARTE
LOCAL: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS), CAMPO GRANDE, MS.
Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Vila Carvalho
DATA: 11 DE MAIO ATÉ 29 DE MAIO 2024.
HORÁRIO: Segunda a Sexta das 8h até às 17:50.
Sábado das 8h até às 12:00
VERNISSAGE: 11 DE MAIO ÀS 17H
ENTRADA GRATUITA.
Visitação com artista, entre em contato no instagram @julianvargas_art para agendar.
Accesibilidade: LIBRAS.
ENTRE A AULA E A ESCOL(H)A: TEXTO CURATORIAL
O grupo de trabalhos artísticos apresentado na exposição intitulada “Entre a aula e a escol(h)a” pode ser entendido como um relato de trajetória e experiências do artista-professor-pesquisador Julian Vargas Cubillos, que a partir do exercício das práticas de ensino-aprendizagem em Artes Visuais, por meio de estágio obrigatório realizado em escolas municipais e estaduais da cidade de Campo Grande, propõe a expansão dos métodos criativos para a produção artística como elementos constituintes para a sua expressividade.
Ao se valer das experiências, impressões subjetivas e intelectuais de sua atuação na sala de aula, é apresentado ao público observações pessoais sobre o mundo e a realidade vivida, exaltando em suas proposições artísticas o importante valor de mediação social. Neste aspecto, a arte passa a ser entendida como processo e o sujeito-artista é atravessado pelos efeitos de sua presentificação, produzindo um transbordamento estético na representação dos impactos experienciados.
As obras, inseridas nas linguagens híbridas, tais como: pintura, escultura, arte eletrônica, vídeo e desenho arquitetônico, são propostas como uma abertura ao espectador para o debate a respeito da importância da arte na formação e emanciapação dos sujeitos, além de levantar as problemáticas presentes na complexidade da vida dos alunos e alunas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Nesta trajetória, ao valorizar a arte-processo, o artista evidencia também o que permeia a arte-vida: entre a aula e a escola está localizada, no fazer artístico, a escolha consciente das reflexões sociais e um convite à observação crítica dos espaços públicos e como eles são ocupados e habitados por sujeitos repletos de afetos e em estado contínuo de transformação.
Texto Curatorial: Venise Paschoal de Melo
Título: Artigo duzentos e cinco
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.
Técnica: Dispositivos eletrônico-digitais, servomotor, quadro de escola, apagador, arame.
90cm x 60cm x 200cm
2024
Na obra “Artigo duzentos e cinco” busca evidenciar uma tensão e um vai-e-vem entre os desígnios constitucionais e sua aplicação em contextos e realidades das escolas.
Título: Produção educativa em série
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.
Técnica: Modificações digitais em sistemas CAD, Impressão plotter e carimbos auto entintados redondos. Plantas arquitetônicas de acesso público do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Plano de Ações Articuladas (PAR) - Infraestrutura Física Escolar e plantas do Ministério da Educação, Programa Brasil Profissionalizado.
12m x 0.90m; Instalação segundo local.
2024
Na obra “Produção educativa em série”, reflito sobre o design e construção da arquitetura escolar e a superlotação das escolas. A planta arquitetônica é utilizada para regrar os espaços e definir os limites das atividades e usos.
Título: Todos eles pedem uma folha para desenhar, todos.
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.
Técnica: Dispositivos eletrônico-digitais, bola de isopor, papel crepom, áudio arquivos mp3.
80 x 80 x 80 cm; espaço de montagem mínimo 250 cm x 250 cm
2024
Na obra “Todos eles pedem uma folha para desenhar, todos” reflito sobre o desejo da experimentação artística nas crianças e adolescentes, através de uma entrevista em áudio que expressa algumas experiências na arte e na educação.
Título: Pongo atención y después se me olvida
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.
Técnica: Vídeo-performance, Full HD formato .mp4
01:30 min
2024
Na obra “Pongo atención y después se me olvida” reflito sobre a memória e a aprendizagem. Dois vídeos simultâneos ditam entre si letras, no início do vídeo há uma sincronização entre eles, posteriormente a reprodução vira assíncrona.
Título: Cicatriz de duas facadas
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos
Técnica: Pintura acrílica sobre tela
70cm x 90cm
2024
Nessa obra “Cicatriz de duas facadas” estão simbolicamente representadas as diferentes histórias e narrativas dos indivíduos que perpassam e vivem a realidade do contexto escolar, de modo que as violências podem atravessar as trajetórias de docentes, estudantes e seus familiares.
Título: Porta da Escola
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos
Técnica: Pintura acrílica sobre tela
Dimensões: 80cm x 80cm
Data: 2024
Na obra “Porta da Escola” reflito sobre a relação entre as pessoas e a arquitetura escolar. A porta é um objeto que conecta e divide dois ambientes, a sala de aula e o exterior. Para alguns pode significar a possibilidade de sair da sala de aula, para outros é um objeto de tensão e controle.
Título: Docente e suas malas
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos
Técnica: Pintura acrílica sobre tela
80cm x 90cm
2024
Na obra “Docente e suas malas” reflito sobre a sobrecarga laboral dos docentes. Usualmente os docentes das escolas carregam malas com tamanhos maiores que seu próprio corpo, no mínimo é uma mala cheia com computador e livros, que pode-se converter em duas ou três facilmente dependendo das atividades.
Título: Estudante e material educativo
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos
Técnica: Pintura acrílica sobre tela
80cm x 80cm
2024
Na obra “Estudante e material educativo” busco trazer uma reflexão sobre a relação entre materiais educativos físicos e de mediação digital. Ao mesmo tempo, reflito sobre o interesse de estudar que os alunos podem ter em sala de aula com as possibilidades de uso dos aparelhos tecnológicos.
Título: Docente sinalizando
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos
Técnica: Pintura acrílica sobre tela
80cm x 90cm
2024
Usualmente os docentes gesticulam para ampliar e aprimorar aquilo que desejam passar aos estudantes, a linguagem corporal também é importante no processo de ensino aprendizagem. Nessa obra “Docente sinalizando” reflito sobre o potencial do docente para comunicar diversas ideias.
Título: Grupo de Estudantes
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.
Técnica: Pintura acrílica sobre tela.
90cm x 70cm
2024
Na obra “Grupo de estudantes” reflito sobre a superlotação em sala de aula. A pintura mostra o olhar que um estudante teria se ficasse na fila do fundo da sala de aula. Ele teria uma visão similar à imagem, com camisas de cor, mesas e cadeiras, preenchendo os limites da sala de aula.
Título: Parede da Escola
Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.
Técnica: Pintura acrílica sobre tela.
70cm x 90cm
2024
Na obra “Parede da escola” reflito sobre a interação dos alunos com a arquitetura. A parede da escola no interior é cheia de riscos, graffitis, pixações, grafismos, tags, entre outras linguagens.
You can create any structure you want by using the same tools as in the regular workflow. Add buttons and forms or anything else you'd want.