EXPOSIÇÃO DE ARTE

ENTRE A AULA E A ESCOL(H)A

LOCAL: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS), CAMPO GRANDE, MS.

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Vila Carvalho

DATA: 11 DE MAIO ATÉ 29 DE MAIO 2024.

HORÁRIO: Segunda a Sexta das 8h até às 17:50.

Sábado das 8h até às 12:00

VERNISSAGE: 11 DE MAIO ÀS 17H

ENTRADA GRATUITA.

Visitação com artista, entre em contato no instagram @julianvargas_art para agendar.

Accesibilidade: LIBRAS.

Exposição de arte

O tema da exposição é arte e educação. O objetivo é discutir a importância da educação artística no contexto escolar no município de Campo Grande.  Projeto financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo .


Obras de arte

São 12 obras de arte que transitam entre pintura, escultura, instalação e video-performance. Uma imersão de arte e tecnologia.


Julian Vargas

Natural da Colômbia, é Brasileiro naturalizado. ENTRE A AULA E A ESCOL(H)A é a primeira exposição individual como artista visual em Campo Grande (MS).

ENTRE A AULA E A ESCOL(H)A: TEXTO CURATORIAL

O grupo de trabalhos artísticos apresentado na exposição intitulada “Entre a aula e a escol(h)a” pode ser entendido como um relato de trajetória e experiências do artista-professor-pesquisador Julian Vargas Cubillos, que a partir do exercício das práticas de ensino-aprendizagem em Artes Visuais, por meio de estágio obrigatório realizado em escolas municipais e estaduais da cidade de Campo Grande, propõe a expansão dos métodos criativos para a produção artística como elementos constituintes para a sua expressividade. 

Ao se valer das experiências, impressões subjetivas e intelectuais de sua atuação na sala de aula, é apresentado ao público observações pessoais sobre o mundo e a realidade vivida, exaltando em suas proposições artísticas o importante valor de mediação social. Neste aspecto, a arte passa a ser entendida como processo e o sujeito-artista é atravessado pelos efeitos de sua presentificação, produzindo um transbordamento estético na representação dos impactos experienciados.

As obras, inseridas nas linguagens híbridas, tais como: pintura, escultura, arte eletrônica, vídeo e desenho arquitetônico, são propostas como uma abertura ao espectador para o debate a respeito da importância da arte na formação e emanciapação dos sujeitos, além de levantar as problemáticas presentes na complexidade da vida dos alunos e alunas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. 

Nesta trajetória, ao valorizar a arte-processo, o artista evidencia também o que permeia a arte-vida: entre a aula e a escola está localizada, no fazer artístico, a escolha consciente das reflexões sociais e um convite à observação crítica dos espaços públicos e como eles são ocupados e habitados por sujeitos repletos de afetos e em estado contínuo de transformação.


Texto Curatorial: Venise Paschoal de Melo

OBRAS DE ARTE

(Em construção)

artigo duzentos e cinco

Título: Artigo duzentos e cinco 

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.

Técnica: Dispositivos eletrônico-digitais, servomotor, quadro de escola, apagador, arame. 

90cm x 60cm x 200cm

2024

Na obra “Artigo duzentos e cinco” busca evidenciar uma tensão e um vai-e-vem entre os desígnios constitucionais e sua aplicação em contextos e realidades das escolas.

producao educativa em serie

Título: Produção educativa em série

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.

Técnica: Modificações digitais em sistemas CAD, Impressão plotter e carimbos auto entintados redondos. Plantas arquitetônicas de acesso público do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Plano de Ações Articuladas (PAR) - Infraestrutura Física Escolar e plantas do Ministério da Educação, Programa Brasil Profissionalizado.

12m x 0.90m; Instalação segundo local. 

2024

Na obra “Produção educativa em série”, reflito sobre o design e construção da arquitetura escolar e a superlotação das escolas. A planta arquitetônica é utilizada para regrar os espaços e definir os limites das atividades e usos.



Título: Todos eles pedem uma folha para desenhar, todos.

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.

Técnica: Dispositivos eletrônico-digitais, bola de isopor, papel crepom, áudio arquivos mp3. 

80 x 80 x 80 cm; espaço de montagem mínimo 250 cm x 250 cm 

2024

Na obra “Todos eles pedem uma folha para desenhar, todos” reflito sobre o desejo da experimentação artística nas crianças e adolescentes, através de uma entrevista em áudio que expressa algumas experiências na arte e na educação.



Título: Pongo atención y después se me olvida

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.

Técnica: Vídeo-performance, Full HD formato .mp4

01:30 min

2024

Na obra “Pongo atención y después se me olvida” reflito sobre a memória e a aprendizagem. Dois vídeos simultâneos ditam entre si letras, no início do vídeo há uma sincronização entre eles, posteriormente a reprodução vira assíncrona.

cicatriz de duas facadas

Título: Cicatriz de duas facadas

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos

Técnica: Pintura acrílica sobre tela

70cm x 90cm

2024

Nessa obra “Cicatriz de duas facadas” estão simbolicamente representadas as diferentes histórias e narrativas dos indivíduos que perpassam e vivem a realidade do contexto escolar, de modo que as violências podem atravessar as trajetórias de docentes, estudantes e seus familiares.

porta da escola

Título: Porta da Escola

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos

Técnica: Pintura acrílica sobre tela

Dimensões: 80cm x 80cm

Data: 2024

Na obra “Porta da Escola” reflito sobre a relação entre as pessoas e a arquitetura escolar. A porta é um objeto que conecta e divide dois ambientes, a sala de aula e o exterior. Para alguns pode significar a possibilidade de sair da sala de aula, para outros é um objeto de tensão e controle.

docente

Título: Docente e suas malas

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos

Técnica: Pintura acrílica sobre tela

80cm x 90cm

2024

Na obra “Docente e suas malas” reflito sobre a sobrecarga laboral dos docentes. Usualmente os docentes das escolas carregam malas com tamanhos maiores que seu próprio corpo, no mínimo é uma mala cheia com computador e livros, que pode-se converter em duas ou três facilmente dependendo das atividades.

estudante e material educativo

Título: Estudante e material educativo

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos

Técnica: Pintura acrílica sobre tela

80cm x 80cm

2024

Na obra “Estudante e material educativo” busco trazer uma reflexão sobre a relação entre materiais educativos físicos e de mediação digital. Ao mesmo tempo, reflito sobre o interesse de estudar que os alunos podem ter em sala de aula com as possibilidades de uso dos aparelhos tecnológicos.


docente sinalizando

Título: Docente sinalizando

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos

Técnica: Pintura acrílica sobre tela

80cm x 90cm

2024

Usualmente os docentes gesticulam para ampliar e aprimorar aquilo que desejam passar aos estudantes, a linguagem corporal também é importante no processo de ensino aprendizagem. Nessa obra “Docente sinalizando” reflito sobre o potencial do docente para comunicar diversas ideias.


estudante

Título: Estudante

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos

Técnica: Pintura acrílica sobre tela

80cm x 100cm 

2024

Na obra “Estudante” reflito sobre a estética da roupa dos jovens de Campo Grande-MS. Quando eles estão fora da escola, o estudante costuma usar chinelos, bermuda jeans, camisa e boné. 


grupo de estudantes

Título: Grupo de Estudantes

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.

Técnica: Pintura acrílica sobre tela. 

90cm x 70cm 

2024

Na obra “Grupo de estudantes” reflito sobre a superlotação em sala de aula. A pintura mostra o olhar que um estudante teria se ficasse na fila do fundo da sala de aula. Ele teria uma visão similar à imagem, com camisas de cor, mesas e cadeiras, preenchendo os limites da sala de aula. 



parede de escola

Título: Parede da Escola

Autor: Julián Danilo Vargas Cubillos.

Técnica: Pintura acrílica sobre tela. 

70cm x 90cm

2024

Na obra “Parede da escola” reflito sobre a interação dos alunos com a arquitetura. A parede da escola no interior é cheia de riscos, graffitis, pixações, grafismos, tags, entre outras linguagens. 


This is a pop-up builder.

You can create any structure you want by using the same tools as in the regular workflow. Add buttons and forms or anything else you'd want.